Uma Dobra no Tempo? (Crítica)


Você já ouviu falar no novo filme da Disney "Uma Dobra no Tempo"??
Sabia que ele é uma adaptação de um livro escrito por Madeleine L'Engle em 1962?

O filme estreou nos cinemas brasileiros em 28 de março (de 2018 mesmo) e conta em seu elenco com as atrizes Oprah Winfrey, Reese Witherspoon e Mindy Kaling como as "guias" dos protagonistas Meg, Charles Wallace e Calvin em sua jornada. Tanto o filme quanto o livro possuem como tema central a batalha entre o bem e o mal, porém existe uma grande diferença entre eles: as citações bíblicas.

A autora incluiu em seu livro uma série de citações bíblicas, abaixo alguns exemplos:

Pois ouçam - disse ela. A voz ressoante cresceu e foi como se as palavras estivessem circundando-os de modo que Meg sentia que poderia esticar os braços e tocá-las - Cantai ao Senhor uma nova canção e louvai até os confins da terra, vós que descem ao mar e tudo que lá se encontra...

Minha filha, eu não sou uma Sra. Quequeé, uma Sra. Quem, nem uma Sra. Qual. Sim, Calvin me contou tudo que podia. Sou um ser humano e posso cometer erros. Mas concordo com Calvin. Fomos enviados para cá por um motivo. E sabemos que tudo segue o caminho do bem àqueles que amam Deus, àqueles que são chamados conforme o propósito Dele.

Legal né? Pois é, mas nem tudo são flores...

Após diversas citações bíblicas (que de fato empolgam durante a leitura), a autora joga um "balde de água fria" na cabeça do leitor ao comparar Jesus Cristo à revolucionários como Da Vinci, Bach, Beethoven, colocando-os no mesmo "nível". Este trecho do livro é na verdade uma grande heresia, e tira dele todo o mérito que tinha conquistado com o leitor até então.

Já no filme, a Disney fez ainda pior e optou por remover todo conteúdo cristão do filme. Ela alterou a obra (o que é até comum em Hollywood) removendo todas as citações diretas e indiretas, na provável tentativa de atingir todas as culturas, proporcionando assim, maior lucro.

Isto inclusive faz-nos lembrar do filme "A Jornada" (já citado em nossa Dica Cultural: http://www.ivipb.org.br/2017/05/filme-jornada.html), onde optam por tirar o nome de Jesus dos conteúdos para maior aceitação das pessoas. Os homens podem até tentar, mas a palavra de Deus é imutável e dura para sempre.

Na correria do dia-a-dia, com o tempo se tornando cada vez mais escasso, precisamos saber escolher bem os filmes... livros que optamos em nosso tempo de lazer para não "jogar nosso tempo fora".

Tanto o filme quanto o livro podem parecer interessantes, mas saiba que existem opções muito melhores para você investir o seu tempo #ficaadica





Nenhum comentário:

Postar um comentário