Chamado missionário, eu? - Fala Jovem


Chamado missionário, eu?



“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28.18-20
Porque lemos este versículo diversas vezes e ele nunca tem o impacto que deveria ter sobre nossas vidas? É como se não déssemos a devida importância para uma ordem dada por Jesus, o próprio Deus.
O que conseguimos extrair dessas palavras deixadas por Jesus a nós?
Jesus inicia sua fala dizendo: “Toda autoridade me foi dada nos céus e na terra” em seguida ele nos dá a ordem: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações”, sendo assim, Jesus tem toda autoridade, sua ordem é clara e expressa, devemos obedecer aquele que detém todo o poder. E finaliza com: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Mesmo detendo todo poder, Jesus não deixa de ter um relacionamento pessoal com cada um de nós e nos capacita para que cumpramos sua ordem (1Pedro 5.10).
Em 1 Pedro 5.10 diz: “Ora, o Deus de toda graça, que em Cristo vos chamou á sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar”. Deus concede a nós força e ajuda suficientes para toda situação e necessidade.
Deparamo-nos então com essas verdades: através de Jesus somos filhos de Deus (João 1.12) e por isso devemos obedecê-lo. Nesta caminhada de obediência não estamos sozinhos, pois o próprio Deus nos capacita a sermos obedientes.
Mas a pergunta é: O que temos feito para obedecer à ordem do ide? Será que temos exercido nosso papel de filhos, e dessa maneira então sermos capacitados pelo pai? A Bíblia afirma que somos edificados em Cristo (Efésios 2.20) e que devemos ser transformados pela renovação da nossa mente, não cometendo mais as mesmas atitudes da nossa antiga vida (Romanos 12.2). Mas essa transformação só é realizada a partir de uma vida de relacionamento e busca por Deus. “Toda ação tem uma reação”, assim também é em nossa vida espiritual, quanto mais buscarmos a Deus, a santidade e a piedade, o Espírito Santo nos moldará, para que fiquemos mais parecidos com Jesus, e demonstremos sua glória através de nossa nova vida. Porém, se deixarmos nossa caminhada com Deus de lado e deixarmos de buscá-lo, consequentemente não iremos nos parecer mais com ele e assim não seremos capacitados e renovados pelo Pai.
Isso gera uma série de consequências em nossa vida, pois nossa falta de relacionamento profundo com Deus faz com que não geremos os frutos do Espírito (Gálatas 5.22). Sem esses frutos somos pessoas mais frias e apáticas para as necessidades do outro. Sem relacionamento com Deus, deixamos de ter experiências, e então deixamos de testemunhá-lo. Ou seja, não cumprimos a ordem do Ide. Não exercemos nosso papel como filhos gratos pelo amor de um Pai que nos redimiu e salvou. Nossa motivação por buscar a Deus deve vir de um coração que entende que se não fosse seu amor e misericórdia através de Jesus Cristo, nós não teríamos esperança e perspectiva de vida, mas seríamos mortos eternamente. Devemos entender que a crucificação de Jesus nos trouxe paz com Deus (Colossenses 1.19-20) nos abriu os olhos para que soubéssemos que nossa vida na terra é passageira. Somos peregrinos (1Pedro 2.11) e fomos escolhidos e colocados aqui com um propósito e missão (Rm 8.28): anunciar Jesus a todas as pessoas. Anunciarmos nossa esperança, contarmos as boas novas para os aflitos, testemunharmos que o perfeito amor existe (1Co 13).
A mensagem da Cruz é a solução para o mundo e nos foi incumbido por nosso Pai que devemos anunciá-la. Que possamos buscar ser renovados em Deus, para que nossa vida glorifique a Ele e dessa maneira ele seja reconhecido através de nossas atitudes. Que nosso comportamento demonstre a Cristo e isso nos abra portas para anunciarmos o evangelho, seja no nosso trabalho, universidade, escola, casa, ou até mesmo em outro país atuando em uma missão. O ide começa hoje, agora. E mesmo que as circunstâncias ao nosso redor estejam difíceis para anunciar, a Bíblia nos diz que devemos falar em tempo oportuno, ou em fora de tempo: “Prega a palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda paciência e sã doutrina” 2Tm 4:2. Que possamos nos lembrar que Deus irá nos capacitar a isso, se o buscarmos de todo nosso coração. (1Pe 5.10; Jeremias 29.13).


Por: Caren Vasconcellos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário