A dica cultural veio quentinha da semana da reforma.
A nossa igreja está recebendo a semana da reforma protestante, organizada pelo AGS. Um dos palestrantes, o rev. Wellington de Lima Lucena, em sua palestra, indicou algumas leituras básicas para crentes educadores.
Lá trás, Lutero revolucionou com as 95 teses que pregou contrapondo comportamentos da Igreja Católica. Um dos tópicos que levantou foi a importância do acesso à educação por todos. Hoje, em meio a um tempo em que várias teorias e ideologias anti-bíblicas são pregadas nas escolas e universidades é essencial que o crente entenda a educação no nosso país e saiba como se posicionar à luz das palavras.
O pastor terminou com a importante colocação: "mais do que um legado, os reformadores deixaram uma cosmovisão e uma missão".
Livros indicados:
O Que Estão Ensinando Aos Nossos Filhos?
Autor: Francisco Solano Portela Neto
Cidade: São José dos Campos - SP
Editora: Fiel
Ano: 2012
A inter-relação da Teologia com a Pedagogia no pensamento de Comenius
Autor: Edson Pereira Lopes
Cidade: São Paulo
Editora: Mackenzie
Ano: 2006
De Lutero:
Aos Conselhos de todas as cidades da Alemanha para que se criem e se mantenham escolas cristãs [1524]. In:__. Martinho Lutero: obras selecionadas. São Leopoldo: Comissão Interluterana de Literatura, v.5, 1995. Uma prédica para que se mandem os filhos a escola [1530]. In:__. Martinho Lutero: obras selecionadas. São Leopoldo: Comissão Interluterana de Literatura, v.5, 1995.
Por: Tatiane Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário